6 de abril de 2012

Saiba + Sobre suas Unhas

Descobri que as unhas podem dar sinais de que algo não vai muito bem com o resto do corpo. Dê uma olhada nas suas e fique esperta se…


… ela se quebra facilmente
Provavelmente, você está com um pouco de anemia. Deve estar faltando cálcio, zinco ou algumas vitaminas na sua dieta.
O que eu faço? Preste mais atenção ao que come, incluindo alimentos integrais, castanhas, ovos, leite e legumes nos lanches e refeições.

… ela tem manchas brancas
Pequenas manchas brancas são sinal de alergia. A causa pode ser esmalte demais ou detergente.
O que eu faço? Não pinte as unhas por um tempo (duas semanas é suficiente) e, para evitar que as manchas apareçam, programe a ida à manicure com intervalo de 10 dias. E um dia antes de fazer a unha, já tire o esmalte, para que ela fique sem nada um pouco. A causa do problema é o detergente? Então, crie o hábito de usar luvas de borracha.

… se ela está com uma cor estranha
É grande a chance de você ter pegado uma micose.
O que eu faço? Procure um dermatologista. E tome três cuidados: 1. no banheiro da academia ou do clube, sempre use chinelo 2. na manicure, tenha um kit de alicates só seu 3. não roa as unhas. Além de feio, esse hábito faz com que as bactérias da boca acabem indo para as mãos (e isso pode acabar em micose de novo).

… parece que ela não cresce direito
Em média, a unha cresce 0,3 centímetros em um mês. Isso quer dizer que, depois de uma semana, você já vai perceber diferenças no tamanho. Se você acha que a sua unha está crescendo demais ou de menos, pode estar com anemia ou até problemas de tireóide.
O que eu faço? Nesse caso, vale a pena procurar um médico.
 
Os especialistas sempre pedem para não tirar as cutículas, só empurrá-las. Eu admito que ainda não cheguei nesse nível, mas estou tentando.
E se você notar qualquer grande mudança de cor ou no formato da unha, vá ao médico. Não custa ver se é encanação sua ou algum problema mais grave.
 Bjux ♥ DG!

Nenhum comentário:

Postar um comentário